• Home
  • Noticia
  • Beatriz Buchili: quando a culpa morre solteira!
Noticia Política

Beatriz Buchili: quando a culpa morre solteira!

beatriz buchili
Crónica Diária: Justiça Nacional
“A principal e mais grave punição para quem cometeu uma infracção está em sentir-se culpado.”
(Séneca)
Há quarenta e cinco anos que a Frelimo está no poder. Moçambique está um caos, mas ninguém assume responsabilidades. A Frelimo negou sempre responsabilidades pela execução de Uria Simango, Joana Simeão, Lázaro Kavandame, Celina Simango e tantos outros. Continua negando que é por culpa sua que temos um País empobrecido, com decapitações em Cabo Delgado e gatunos esvaziando cofres do Estado, como o que aconteceu recentemente nas memoráveis dívidas ocultas.
Breatriz Buchili, a Procuradora-Geral da República, é filha da Frelimo. Não podia fazer diferente. Aprendeu a negar. A não assumir responsabilidades. Foi o que fez ontem na Assembleia da República. Atirou as responsabilidades á África do Sul pela demora na extradição de Manuel Chang. Esqueceu que o ex-ministro da Economia foi preso em Joanesburgo a mando dos EUA. Eles é que o acusavam de algum crime quando Moçambique o via como cidadão exemplar, até deputado á Assembleia da República pelo partido do poder.
Até inventou-se relaxamentos para atrasar a extradição!
Se a PGR não tivesse metido a colher no caso Manuel Chang, ele há muito que teria seguido a Nova Iorque. Eventualmente até já teria sido julgado, condenado ou ilibado. Mas a Frelimo não quis que fosse. Manipulou tudo para que ele não bote a boca no trombone. E agora manda Beatriz Buchili para, descaradamente, dizer ao povo moçambicano que a culpa é da África do Sul. Moçambique tem idade suficiente para se comportar como adulto mas ainda faz tudo como se fosse um adolescente brincalhão, alheio a tudo. Cresça Moçambique!
A culpa de tudo isto é da Frelimo. Guerra em Cabo Delgado, raptos, cidadãos que morrem roubando combustível, proliferação no sector público de Setinas Titosse ou Diodinos Cambaza, os Nhangumeles…
Um País independente há 45 anos, produtor de madeira de qualidade invejável, mas ainda tem alunos que sentam no chão por falta de carteiras…em plena cidade capital. Mas a culpa é do outro. Sempre foi. Desde a mão externa e os apóstolos da desgraça!
PS: A reunião dos líderes da África Austral, marcada para hoje, quinta-feira, que deveria abordar a situação dos ataques “jihadiastas” em Cabo Delgado, foi adiada. Para quando não se sabe. Dizem que o Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, e o da África do Sul, Cyril Ramaphosa, estão indisponíveis.
Masisi entrou em quarentena esta terça-feira após a detecção de um caso de Covid-19 entre a sua equipa, enquanto o sul-africano Cyril Ramaphosa dá testemunho de um inquérito sobre corrupção de seu antecessor Jacob Zuma.
Eles é que são os donos do tomates….maduuuuros! Nós vamos continuar assim, com a batata quente nas mãos. Tirada agora da fervura. Isto também não é culpa nossa. Nós nunca negamos nenhum apoio militar estrangeiro. Não fomos nós que invocamos questões de soberania para adiar apoios com medo de que descobrissem o que andamos a fazer em Cabo Delgado. Não é isso Filipe Nyusi?
(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Related posts

Palma: Militares flagrados a incendiar casas de Populares

diariomz

Helena Taipo: dois na cadeia sem julgamento!

diariomz

Nos próximos 20 a 30 anos, vai ser uma corrida: quem não vender o gás e o petróleo já não vende mais

diariomz

Leave a Comment